Centenas de alunos prestigiaram nessa quinta-feira, 31, a abertura do I Seminário de Meio Ambiente – Lixo Zero, promovido pela prefeitura de Sena Madureira no auditório da escola Dom Júlio Mattioli. A solenidade abriu as atividades que irão ocorrer nos próximos dias no município, envolvendo a Secretaria Municipal de meio Ambiente e demais instituições públicas da cidade.
O intuito é criar alianças entre entidades e fazer um trabalho contínuo junto à população para com a conscientização do meio ambiente e descarte correto do lixo doméstico. “Entendemos que o problema de educação ambiental é de todos, então necessita uma corresponsabilidade entre cidadãos e instituições públicas”, disse o secretário, Ezio Pancho Carrero.
A prefeitura espera, a partir do lançamento da ação, planejar o quanto antes para que demais eventos sobre educação ambiental ocorram em mais escolas e locais público à comunidade de diferentes bairros. O prefeito Mazinho Serafim (MDB) tem buscado constantemente, em Brasília, recursos financeiros com parlamentares acreanos para sustentação de uma política ambiental mais eficiente no município.
“Sempre buscamos também apoiar ações que envolvam o meio ambiente, limpeza da cidade e a conscientização dos moradores com relação à manutenção do lixo em locais bem reservados e adequados”, explicou Serafim.
Para o prefeito, o seminário envolve centenas de jovens no estudo sobre a importância ecologia e suas vertentes. “Lutamos em Brasília para conseguir aportes para construção de um aterro sanitário em nossa cidade. Isso mostra que realmente estamos empenhados no melhoramento da qualidade do meio em que vivemos”, garante o gestor.
De acordo com o secretário, o objetivo é levar o seminário para outras escolas públicas e instituições de ensino superior, como Instituto Federal do Acre (Ifac) e Universidade Federal do Acre (Ufac), além de locais públicos, com participação de toda a sociedade civil e organizada de Sena Madureira.
O projeto ainda tem apoio da SEMSUR e do Ministério Público Estadual no município. Também participaram da solenidade de abertura do seminário técnicos do núcleo de apoio do MP/AC e representantes do instituto Lixo Zero, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros; além da engenheira florestal da prefeitura, Jessica Sampaio, direção da escola Dom Júlio Mattioli, representada por Irlan Sampaio, vereadores, o secretário de Serviços Urbanos da cidade, Jeocundo Assis, e demais secretários da administração municipal.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Lucas Costa
www.facebook.com/pmsmoficial @prefeituradesena_oficial
Muito interessante essas iniciativas, espero que não seja só pela 'imagem', e sim de verdade mesmo. Me chamo Gabriel Dantas, natural de Sena City (formalmente chamada de Sena Madureira -AC), apesar dos pesares amo muito a minha cidade, mas estou morando em Manaus há 7 anos, conclui o ensino fundamental e médio aqui (Instituto Federal do Amazonas - IFAM). Atualmente estou no ensino superior também pelo IFAM, mas agora é Engenharia de Software.
Atualmente eu e meus amigos entusiastas estamos desenvolvendo um sistema que facilitará denúncias de lixeiras viciadas e ajudará na conscientização da população. Os nossos principais recursos vão ser: mapeamento de locais (lixeiras) viciadas, plataforma onde o cidadão pode 'vender' (isso mesmo, 'vender', seus resíduos) e geração d…